O conceito de Bem-Viver · Mandato Cidadanista
Apoie a campanha

O conceito de Bem-Viver

O Bem Viver é uma nova forma de ver e se relacionar com o mundo. Uma filosofia que nos ensina a viver em harmonia com nós mesmos e com a natureza, em um exercício de convivência onde o Ser é mais importante que o Ter. Não há possibilidade de viver à parte da natureza; só o equilíbrio pode nos trazer uma vida mais plena entre nós seres humanos e o meio-ambiente. O Bem Viver está em tudo. Na vida menos consumista, na economia solidária, na cultura de paz e na esperança de dias melhores e felizes.

O Bem Viver não se resume a um conceito pronto e definido. Em alguns países latinos já é uma Declaração Constitucional.  Mas então é uma Lei ? No Equador e Bolívia sim, mas vai bem além disso. O conceito nasce no berço de  civilizações andinas e dos povos da floresta, passando pelo Equador, Bolívia, Brasil, Peru e os Guaranis que circulavam pela América do Sul.

O Bem Viver está presente na brasilidade, na cortesia e carinho do povo, nos mutirões, nas associações de bairro, nos mercados de trocas, nas redes de agroecologia, no picnic no parque, no dormir olhando as estrelas, na prosa em roda em volta da fogueira, nos bancos de sementes, na ocupação de parques, praças e espaços públicos, nas festas juninas, hortas urbanas e clube de compras coletivos, nas mulheres, indígenas e negras e negros ocupando a política, nos mandatos coletivos e cidadanistas, nos bingos e feiras de bairros,  nas ecovilas, nas quebradas solidaŕias….

Nos faz balançar e repensar um Redesenho da Sociedade. Uma nova forma de ser e estar. A plena Cidadania Planetária repleta e transbordante de significado em cada ação cotidiana.

Bem Viver coletivamente, nos cocriando enquanto projeto civilizatório, resgatando e redesenhando nossas relações. Nos conecta profundamente trazendo um senso de pertencimento à vida. Uma resposta concreta contra a pasteurização da nossa sociedade.

Um senso de pertencimento à Teia da Vida que nos situa, e mostra caminhos de entendimento para enxergar  quem realmente somos e o que estamos fazendo nesta Nave Mãe Terra.

Onde nos situamos dentro de uma Biorregião? Quais são os rios que por ali passam, quem eram os ancestrais que ali peregrinavam, quais são as potenciais culturais e ambientais? A Biorregião ou região da vida é um elemento importante para integrar nossa conexão com a terra, água, ar, fogo e todos os elementos e seres viventes que nos circundam.

Como interpretamos nosso bairro, cidade e país define um tanto de escolhas que optamos ao longo da vida. Padrões de consumo, relações afetivas, envolvimento e cooperação com vizinhos, respeito pelas diferenças, ser solidário ao próximo, valorizar os povos e culturais ancestrais, o que comemos, bebemos, lemos, miramos e sonhamos. Ao “Ser Bem Viver” escancara-se a necessidade de encamparmos a Natureza enquanto Sujeito de Direito,  dando um basta para um sistema de produção e consumo que entende a natureza como recurso infinito e mantém a 518 anos,  nosso Brasil como Território Exportador de florestas, biodiversidade, água e minérios. 

Como continuar nossa missão vivendo e convivendo em constante aprendizado com a natureza e todos os seres vivendo nesse planeta? Quais as práticas do Bem Viver estamos fomentando ? Como aplicar o Bem Viver em nossas relações e ações cotidianas ?

O desafio está lançado. Encampar uma campanha pelo conceito do Bem Viver é fomentar a viralização das práticas que envolvem esse rico, humanista e biodiverso conceito. Já não estamos no mesmo lugar e nem fazemos as mesmas políticas.  Somos parte ativa de uma mudança paradigmática nos cenários políticos dos próximos anos.

Vem Bem Viver com a gente?

 

 

***

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *