Release do lançamento da pré-candidatura · Mandato Cidadanista
Apoie a campanha

Release do lançamento da pré-candidatura

Grupo independente almeja vaga de Deputado Federal por SP reunindo líderes da sociedade e propondo modelo inovador para a atuação parlamentar.

 

O Mandato Cidadanista está sendo proposto por um coletivo de amigos e amigas que acreditam que é fundamental assumir sua responsabilidade cidadã e lutar para renovar e ocupar a representação política. Para isso, planejou um novo formato de mandato parlamentar, compartilhado, transparente, inclusivo, diverso e comprometido com o Bem Comum.

O projeto é liderado pelo historiador Célio Turino, que se coloca como pré-candidato ao cargo de Deputado Federal do Estado de São Paulo pelo PSol, partido ao qual é filiado. Célio foi Secretário da Cidadania Cultural entre 2004 e 2010 na equipe do então ministro da Cultura Gilberto Gil, e criador do Programa Cultura Viva, que viabilizou a formação de 3.500 Pontos de Cultura espalhados em 1.000 municípios do Brasil, beneficiando mais de 8 milhões de pessoas e criando mais de 30.000 postos de trabalho. Atualmente esta política pública está presente em 17 países, sendo que o Papa Francisco conheceu a experiência e desde 2015 convida Célio Turino para realizar uma série de ações em conjunto, pela Cultura do Encontro e Agentes Jovens de Cidadania.

O Mandato Cidadanista se fundamenta em um modelo de governança inovador e em uma Carta de Princípios com 72 diretrizes de ação, construída coletivamente, e publicada no site www.mandatocidadanista.com.br. A principal linha ideológica do Mandato está baseada no conceito do Bem Viver, como caminho para tornar o Brasil um país melhor, a serviço de seu povo e de uma cidadania planetária, que promova a cooperação e a solidariedade entre os povos.

No Mandato Cidadanista as decisões legislativas serão compartilhadas com um time de 12 co-deputad@s, pessoas que são lideranças reconhecidas dentro de seu campo de atuação ou território, com representatividade em determinadas temáticas ou campos de políticas públicas. Serão representantes e tutores do Mandato, e signatários da sua Carta de Princípios, atuando de forma independente e sem necessidade de filiação partidária. O compromisso entre Mandato e co-deputad@s será firmado em documento público registrado em cartório.

Cada co-deputad@ poderá instituir, coordenar e/ou apoiar a atuação de Círculos de Debates Cidadanistas, para realizar consultas populares através de grupos de opinião, temáticos ou territoriais, que se debruçarão sobre temas de forma mais aprofundada com objetivo de propor projetos de lei, apresentar pareceres sobre temas em debate no Congresso, assim como para orientar a realização de consultas públicas.
Será formado também um Conselho de Visões, um conselho sênior, para o qual serão convidadas pessoas com longa experiência e contribuições relevantes às causas consideradas fundamentais para o Mandato, podendo inclusive serem de outras nacionalidades. O colombiano Jorge Melguizo já é nosso conselheiro, e outros em breve virão.

No Mandato Cidadanista os processos decisórios serão transparentes, participativos, diversificados e colegiados, buscando formas de governança e tomada de decisões baseadas no consenso progressivo, pondo em prática os conceitos da sociocracia e das organizações de centro vazio, e tendo sempre como parâmetro os Princípios do Mandato.

Também será criado o Observatório Cidadanista, um instrumento de escuta parlamentar sobre o mandato, para manter um diálogo aberto com a sociedade quanto às propostas e posicionamentos do Mandato, com encontros periódicos do Deputado ao vivo, com quem queira participar ou acompanhar o mandato. O legislador e equipe executiva, os(as) co-deputados(as) e a população, interagirão com o apoio de uma plataforma em software livre de código aberto, que facilitará a interação efetiva entre estes três níveis no Mandato.
A apresentação oficial e lançamento da pré-campanha será dia 9/6 na sede do PSol, na Al. Barão de Limeira, 1.412, Campos Elísios, às 15 horas.


Lista de Co-Deputados

• Dennis Oliveira – Codeputado da população negra e Professor de Comunicação da USP
• Cristine Takuá – Codeputada da população indígena, filósofa e professora indígena, vive na aldeia Guarani do Rio Silveira, em São Sebastião
• Eduardo Brasileiro – Codeputado pela juventude cristã e Líder comunitário em Itaquera
• Ondalva Serrano – Codeputada pela sustentabilidade e referência internacional Agroecologia
• Baby Amorim – Codeputada pela Cultura e ativista da causa LGBT
• Thomás Enlazador – Codeputado pelo Bem Viver e articulador do Ecosocialimo na América Latina
• Magno Oliveira – Codeputado pela juventude e ação cidadã, pela região do alto Tietê
•Bruna Reis – Codeputada por Assis e região
• Aluízio Marino – Codeputado pela cultura digital e insurgências urbanas, do ponto de cultura São Mateus em Movimento
• Thaynah Gutierrez – Codeputada pelos estudantes
• Rafaela Guabiraba – Codeputada por Ermelino Matarazzo
• Deise Mara – Codeputada por Campinas e região

 

Para maiores informações, materiais, fotos ou entrevistas

contato@mandatocidadanista.com.br ou ligue para (11) 983166642


Para articulações políticas ou entrar em contato com os(as) porta-vozes do Mandato Cidadanista: contato@mandatocidadanista.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *