Marcos Arruda - conselheiro · Mandato Cidadanista
Apoie a campanha

Marcos Arruda – conselheiro

Economista e educador, coordenador do PACS – Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Rio de Janeiro), professor da Universidade Internacional da Paz e do Programa Educação Gaia, e sócio do Instituto Transnacional (Amsterdam). Professor visitante em universidades do Brasil, Suíça, e Estados Unidos. Mestre em economia do desenvolvimento pela The American University, EUA, e doutor em educação pela Universidade Federal Fluminense, é autor de diversos livros, como: Dívida Externa, Educar para uma Economia do Amor, Humanizar o Infra Humano, entre outros. Facebook

Logo após o golpe militar de 1964, Marcos se envolveu na Ação Popular, uma organização de esquerda que ganhou força no movimento estudantil no Brasil na época. Foi preso em São Paulo em 11 de maio de 1970, interrogado e torturado por oficiais militares durante meses. Depois de ser libertado se mudou para os Estados Unidos onde fundou o Comitê Contra a Repressão no Brasil e esteve envolvido em campanhas pelos Estados Unidos para denunciar o regime militar brasileiro.

Arruda é um economista e veterano educador popular, que trabalha há muito tempo com cooperativas e movimentos de economia solidária. Atuou como assessor de governos locais, é um facilitador do Programa de Educação de Gaia e participa ativamente dos movimentos de Ecovilas e Transition Towns. Também atua na Rede do Jubileu Sul, trabalhando em questões relacionadas à crise da dívida e alternativas, economia e ecologia, gestão do orçamento público e planejamento do desenvolvimento socioeconômico.

Estuda e debate o modelo de economia criado pelo homem e sua decadência, e atua sustentando que um outro ser humano e uma outra economia social solidária são possíveis e já estão acontecendo: práticas de consumo consciente, propriedade compartilhada dos bens e recursos produtivos, circuitos econômicos solidários, comércio justo, finanças solidárias, moedas complementares, partilha equitativa dos ganhos da produtividade, educação para a cooperação, ecovilas, cidades em transição, comunidades intencionais em processo de articulação complementar e solidária, construção de uma cidadania ativa planetária.

Assista a apresentação de Marcos Arruda no TED sobre o tema “A economia do amor”

 

 

***

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *